NOSSA PROPOSTA

PEDAGÓGICA

A proposta pedagógica que norteia a práxis educativa do Colégio Leonardo da Vinci é fundamentada numa perspectiva epistemológica e tem como referencial teórico relativo à concepção do conhecimento, à construção do sujeito epistêmico, ao conceito de aprendizagem e à noção de interdisciplinaridade a Epistomologia Genética, notadamente nas elaborações de Piaget e nas abordagens complementares ao construtivismo.

Sob esta perspectiva, a missão do Colégio Leonardo da Vinci é contribuir para o desenvolvimento integral de nossos alunos nos aspectos cognitivo, social, cultural e interpessoal, através da qualificação dos serviços educacionais, acompanhando os avanços da ciência e da tecnologia, com atitudes de respeito ao meio ambiente.

De tal forma, a concepção pedagógica do Colégio Leonardo da Vinci baseia-se:

1- No Interacionismo, priorizando a análise dos reflexos do mundo exterior no interior dos indivíduos, pela interação deles com a realidade. Trata-se, portanto, de uma visão sociocultural. O objeto de estudo de Vygotsky, criador dessa concepção, era o desenvolvimento humano mediante processo histórico do indivíduo. Este, para constituir-se como pessoa, precisa inserir-se em determinado ambiente cultural.

2- No Pensamento Complexo, considerando-se que a experiência humana é um todo biopsicossocial, em que primeiro se percebe o mundo; essa percepção gera sentimentos e emoções, os quais, na sequência, determinam o comportamento do indivíduo no cotidiano. Segundo autores como Maturana (1999) e Mariotti (2000), a complexidade corresponde à multiplicidade e à contínua interação de sistemas e fenômenos que constituem o mundo natural.

3- Na Interdisciplinaridade, visto que fundamenta-se no esforço para superar a visão fragmentada do conhecimento.

Embora seja apreendido individualmente, o saber é uma totalidade. O todo é formado pelas partes, mas não implica apenas a soma delas; é maior que elas. Assim, a natureza complexa do próprio ato educativo exige explicação e compreensão pluridisciplinares.

Orientação Psicopedagógica – trabalho realizado por profissionais capacitados, promovendo suporte cognitivo, emocional, social e motor para o aprendiz. Atende aos diversos níveis de ensino da escola, realizando intervenções preventivas e corretivas, facilitando o processo de ensino-aprendizagem, contribuindo assim para a melhoria das relações interpessoais, bem como uma maior integração família-escola.

Diferenciais em atendimento

Acompanhamento do rendimento escolar, atendimentos individuais e coletivos em orientação de estudo, dificuldades sócio-emocionais e questões disciplinares.

Orientação e acompanhamento motivacional ao aluno vestibulando e ENEM.

Organização de Horário de Estudos.

Orientação para encaminhamentos de alunos a profissionais especializados, quando necessário.

Adaptação de alunos novatos.

Desenvolvimento do projeto de transição do Grupo V (crianças pequenas) para o 1º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, do 5º para 6º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais e da 2ª para a 3ª série do Ensino Médio.

Desenvolvimento de programas de Monitoria – Ensino Fundamental - Anos Finais e Ensino Médio.

Programa de Estudo Individualizado, preparando a aluno para os mais diversos Vestibulares do Brasil.

Realização de projetos de responsabilidade social.

Preparação e aplicação das aulas de Orientação Educacional, visando à formação integral do aluno, abordando temas como virtudes e valores do comportamento humano, cidadania, moral, ética, meio ambiente, solidariedade etc.

Atendimentos aos pais de alunos, sobre questões de aprendizagem, emocionais e disciplinares e orientação vocacional de seus filhos.

Atividades de auxílio às famílias com palestras, reuniões e envio de textos com temas educacionais.

Acreditamos que todas as pessoas  podem abraçar quem elas são, pode definir seu futuro e pode mudar o mundo..

NOSSA HISTÓRIA

Em 1999 foi comprado um terreno e em 2002 foi iniciada a construção da primeira etapa do Colégio Leonardo Da Vinci, na Av Oliveira Brito, S/N, em Ribeira do Pombal. Em dezembro de 2002, iniciaram-se as matrículas em um stand instalado na Praça Getúlio Vargas. Os primeiros alunos matriculados foram os filhos dos sócios.

Inicialmente foi contratada uma equipe de consultores e posteriormente a de professores, para traçar as diretrizes e metas do Colégio, bem como estabelecer a construção do Projeto Pedagógico, visando uma educação de qualidade comparada a dos grandes centros do nosso Estado.

Captura_de_Tela_2020-07-28_às_12.52.23

Captura_de_Tela_2020-07-28_às_13.00.13

Nossa Visão

Ser um COLÉGIO que, através da EDUCAÇÃO INTEGRAL e com serviços de EXCELÊNCIA, contribua para a formação de cidadãos capazes de analisar, interpretar e transformar a realidade, visando o bem estar pessoal e coletivo do homem, tornando o mundo melhor.

Fique por dentro do que acontece no Colégio Leonardo da Vinci

O colégio com melhor desempenho no ENEM na CIDADE.  O COLÉGIO LEONARDO DA VINCI é LÍDER em APROVAÇÃO na REGIÃO, tendo ex-alunos enquanto profissionais nas mais diversas áreas e formados pelas melhores UNIVERSIDADES do PAÍS, a exemplo da UNICAMP e USP.

No LEONARDO você tem a MELHOR EQUIPE DE PROFESSORES, além de um AMBIENTE PREPARADO PARA GARANTIR RESULTADO DE APRENDIZAGEM.

Email: contato@colegiodavinci.com.br

Tel: 75 3276 - 3625